O que são os Novos Media? – Post 00

Este texto faz parte de uma Plataforma pessoal da actividade académica no mestrado de design de comunicação e novos media / FBAUL / 2013-2014.

Durante as últimas décadas do século XX a tecnologia electrónica e informática avançaram a um ritmo exorbitante, revolucionando muitas áreas da actividade humana. O design gráfico não foi excepção sendo também irrevogávelmente transformado pelo desenvolvimento acelerado dos novos media.

Mas em que consiste realmente os novos media?

Através de uma leitura crítica do icónico texto de Lev Manovich1New Media from Borges to Html” percebemos que os novos media são compreendidos sobretudo como informação digital manipulada ou criada através de um computador, ou seja, todos os objectos culturais criados pelas tecnologias de informação (“New media is understood as computer-based artistic activities… New media is digital data that can be manipulated by software.”)2 tendo estes as suas próprias convenções estéticas e uma forte base cultural e histórica.

Apesar de serem inovações do inicio do século XX, os novos media vão demorar cerca de meio século a se enraizarem na cultura de massas, sobretudo devido ao rápido, quase invisível, processo de assimilação porque passam, o que consequentemente não deixa muito espaço e tempo para serem reflectidos os novos processos e interfaces de comunicação, criando assim uma lacuna teórica/conceptual no meio em que estão inseridos. Os EUA são o melhor exemplo deste atraso (em relação com a Europa) tendo em conta que só no fim do século XX é que o potencial dos novos media vai ser tido em conta e rapidamente se difunde pelas massas, como parte constituinte e essencial de uma nova maneira de pensar e comunicar o mundo.

No seu texto, Lev Manovich foca-se também na simbiose entre os novos media e as já existentes convenções culturais (The Language of New Media analyzes the language of contemporary new media as the mix between two different sets of cultural forces, or cultural conventions: on the one hand, the conventions of already mature cultural forms and, on the other hand, the conventions of computer software and, in particular, of Human-computer interaction, as they developed until now.”)3 e faz a ponte lógica entre os novos media e as correntes artísticas do inicio do século XX, estas que tiveram uma relação metafórica com os softwares de computador (“With new media, 1920s communication techniques acquire a new status. Thus new media does represent a new stage of the avant-garde. The techniques invented by the 1920s left artists become embedded in the commands and interface metaphors of computer software. In short, the avant-garde vision became materialized in a computer. For exemple, the avant-garde strategy of collage reemerged as a cut and paste command, the most basic operation one can perform on any computer data.”)4

As novas concepções estéticas  de intimidade, velocidade e espontaneidade surgem como consequência do aparecimento de novas tecnologias associadas aos novos media, tais como: câmeras digitais com maior capacidade de armazenamento e de porte fácil; o programa quicktime pela Apple, que transformou literalmente o computador num projector de filme, reinventado de certa forma o cinema.

Apesar de ser um texto sucinto e esclarecedor relativamente ao que são os novos media, o autor abstém-se parcialmente de um aspecto fulcral a tratar: as consequências político-sociais da assimilação pelas massas, dos novos media. Tendo em conta que os reflexos e as mudanças consequentes do surgimento dos novos media serem um campo importante a tratar e que de certa forma define os próprios media assim como a sociedade que os utiliza, reformulo a pergunta feita no inicio deste post: Qual o impacto político-social dos novos media?

Segundo Hans Magnus Enzensberger no seu ensaio “Constituents of a Theory of the Media”, uma das grandes vantagens dos media  é o seu poder mobilizador (“The open secret of the electronic media … is their mobilizing power.”)5 tendo em conta que os novos media tornam possível a participação activa das massas num processo de comunicação complexo e global.

Não será de todo difícil analisar, a sociedade em que vivemos, à luz dos novos media e o impacto que estes têm na mesma. Passados cerca de 40 anos desde a antevisão profética de Hans Enzensberger, e apenas 10 anos após Lev Manovich ter escrito “New Media from Borges to Html“, torna-se mais fácil perceber, com exemplos reais, a forma como as massas gerem o poder que obtêm através dos novos media. Com a massificação do uso do computador e com a generalização da Internet, temos pessoas mais informadas – até nos cantos mais recônditos do mundo- sendo também a troca de impressões culturais, sociais e políticas, próprias desta nova maneira de comunicar.

É através de uma crescente consciencialização do poder adquirido através dos novos media, que vamos presenciar a acção de grupos de pessoas organizadas, através dos novos media (ex. mais recente: Primavera Árabe) tendo estas um propósito em comum.

Os novos media estão indubitavelmente orientados para acção e não simplesmente para a contemplação como é o caso da televisão e da rádio, aparecendo na sociedade como uma ferramenta catalisadora capaz de transformar o pensamento de forma globalizada.

____

1. Lev Manovich (Moscovo, 1960) é crítico de cinema e professor universitário, estabelecido nos Estados Unidos. Tornou-se sobretudo conhecido pelo seu trabalho na área dos novos media, design e estudos de software (software studies. O autor mudou-se para Nova Iorque nos anos 1980, onde realizou os seus estudos em cinema e computação.

2. Lev Manovich, New Media from Borges to HTML, Cambridge MA: The MIT Press 2003, Pg. 1

3. Lev Manovich, New Media from Borges to HTML, Cambridge MA: The MIT Press 2003, Pg. 9

4. Lev Manovich, New Media from Borges to HTML, Cambridge MA: The MIT Press 2003, Pg. 20

5. Hans Magnus Enzensberger, Constituents of a Theory of the Media, The consciousness Industry New York 1974, pg. 261

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